O que Jesus diria para sua igreja?

O que Jesus diria para sua igrejaSe Cristo esteve na sua igreja neste último culto, O que Jesus diria para sua igreja? Ele iria afirmar principalmente as coisas boas que estão acontecendo, ou a maior parte dos comentários do nosso Senhor provavelmente seria de correção? Na realidade, suas palavras provavelmente incluiria ambas. Essa é, pelo menos a maneira que Ele agiu com as sete igrejas no final do primeiro século.

A revelação que o Senhor deu ao apóstolo João na ilha de Patmos foi instrutiva e esclarecedora em vários níveis. Sete igrejas em sete cidades da Ásia Menor, foram dadas uma carta especial de Cristo a cada uma, e cada carta dirigia questões que estavam acontecendo naquela igreja em particular.

Imagine um pai, por exemplo, escrever sete cartas diferentes para sete crianças diferentes. Cada carta, obviamente, resolveria coisas únicas para essa criança. Da mesma forma, Jesus amava a cada uma das sete igrejas, porque estas eram as pessoas por quem Ele havia morrido. E cada igreja precisava ouvir palavras de seu Senhor que “confortavam os aflitos”.

O que Jesus diria para sua igreja se Ele olhasse hoje para você?

Ou seja, aquele que estava enfrentando pressão por sua fidelidade, recebeu muito incentivo de Cristo, enquanto que aquela que ficou mimada e presa no pecado, recebeu uma severa repreensão. Afinal de contas, é assim que o amor funciona em uma família e na igreja de Deus. E ninguém é mais amoroso do que Jesus com o Seu povo.

Estas sete cartas têm incrível relevância para os cristãos hoje. O ensino e comportamento exibido nessas primeiras igrejas do século continua a vir à tona hoje, de uma maneira ou de outra. O coração do homem permanece basicamente o mesmo, e as tentações enfrentadas pelos discípulos cristãos não mudaram verdadeiramente. Embora os detalhes exatos variam de um século para o outro, as Batalhas Espirituais permanecem muito semelhantes.

Por esta razão, podemos aplicar essas sete cartas hoje onde quer que os cristãos se reúnam em torno da palavra e dos ensinamentos de Deus. Jesus começou a chamar discípulos a segui-Lo. E o discernimento absorvido a partir destas sete cartas, têm guiado um número incontável de igrejas e cristãos que queiram ter maior fidelidade a Cristo.

[facebook][tweet][Google]

Igreja de Éfeso

Algumas igrejas hoje, são como a igreja dirigida na primeira carta. A igreja em Éfeso foi elogiada por Cristo por ter “perseverança” meio as “dificuldades enfrentadas” sem e sem se cansar. (Apocalipse 2:3). Ao mesmo tempo, Jesus lhes disse: “você abandonou o seu primeiro amor.” (Apocalipse 02:04) Este primeiro amor foi quando começou seu amor por Cristo e sua paixão pela verdade. Portanto, Ele lhes disse: “Lembre-se da altura da qual você caiu! Arrependei-vos e faça as coisas que você fazia no início.” (Apocalipse 2:5)

Os problemas em Éfeso ainda ocorrem hoje, e pode até mesmo ser comparada ao casamento. Depois de começar com muito amor e dedicação, as coisas podem facilmente divagar em uma formalidade seca e mundana, que não têm mais o fogo que queimava na primeira vez. Quem no casamento ou a igreja não teve que lutar contra esta tendência comum hoje em dia? O amor de Deus em nossos corações pode superar nossas fraquezas naturais.

Igreja de Esmirna

Na segunda carta os cristãos em Esmirna estavam enfrentando “aflições” e “estavam prestes a sofrer a perseguição”, e Jesus não tinha nada para dizer a eles. Seus estudos levou-os a confiar na graça de Deus, e suas vidas espirituais foram exibindo o belo fruto da redenção. Em meio a sua genuína piedade, Jesus amorosamente encorajou-os com estas palavras gloriosas: “Sê fiel até à beira da morte, e eu te darei a coroa da vida” (Ap 2:10)

Igrejas cristãs em várias partes do mundo, precisam ouvir essa mesma mensagem do nosso Salvador. Sua fiel testemunha é um maravilhoso testemunho de como Deus sustenta seu povo no meio da perseguição, e um exemplo vibrante de fé profunda para aqueles de nós que não estão enfrentando as mesmas provações que os cristãos estão passando em nações opressoras.

Igreja de Pérgamo

Os discípulos em Pérgamo (terceira carta) foram mostrando coisas boas, assim como coisas ruins. Jesus lhes disse: “Vocês permaneceram fieis ao meu nome.” (Apocalipse 2:13) E, no entanto, o Senhor também lhes disse: “No entanto, tenho algumas coisas contra vocês.” (Ap 2:14) Algumas das pessoas na igreja estavam comprometendo a sua fé “por comer carne imolada aos ídolos e cometendo imoralidade sexual.” (Ap 2:14)

Esta desonrou grandemente o Senhor, mas Deus os amava o suficiente para repreendê-los em amor, por seu comportamento perverso. Disse-lhes para fora, “Arrependei-vos, portanto!” (Ap 2:16) Jesus queria que eles parassem de comer comida sacrificada a ídolos, e parassem de se envolver em relações sexuais fora do casamento. Há igrejas e cristãos hoje que precisam ouvir esta mensagem do Senhor em relação ao uso do corpo.

Veja também:

[button color=”red” size=”medium” link=”http://www.oscristaos.com/namoro-cristao/” ]Namoro Cristão – Ficar segundo o mundo ou casar segundo o coração de Deus[/button]

Faz-me lembrar as palavras do apóstolo Paulo a Roma: “Diante da misericórdia de Deus, oferecer os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Este é o seu verdadeiro e próprio culto.” (Romanos 12:1) Jesus estava dizendo aos discípulos em Pérgamo a mesma coisa.

O que Jesus diria para você e sua igreja hoje sobre o seu ensino e prática em relação à sexualidade?

Igreja de Tiatira

A quarta carta em Apocalipse foi para a igreja em Tiatira. Como as outras cartas, esta teria sido lida para a congregação em uma manhã de domingo. Jesus elogiou por seus “atos, o seu amor e fé, o seu serviço de perseverança, e que você está fazendo mais do que você fez no início.” (Ap 2:19) Até agora estava tudo bem. Mas a igreja de Tiatira estava prestes a ouvir as palavras do Senhor, que eram tudo menos agradáveis aos ouvidos.

Uma mulher na igreja havia se tornado uma “profetisa”. Jesus usa o nome “Jezabel” para identificá-la, e todos na igreja souberam imediatamente que Jesus estava a condenando. “Ela engana os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.” (Ap 2:20) Ela tinha convencido as pessoas na igreja que Deus não se opunha a esse tipo de comportamento. E nós certamente vimos exemplos de que o ensino enganoso e falso em certas igrejas de hoje, incluindo um número de igrejas que parecem ter algum “amor” e “serviço”, assim como a Igreja em Tiatira.

A igreja em Éfeso teve boa doutrina, mas tinha ido para longe de seu primeiro amor. Em contraste, a igreja em Tiatira teve um pouco de amor, mas estava permitindo ensino traiçoeiro que promoveu o pecado sexual. Felizmente, houve alguns discípulos naquela igreja “que não têm esta doutrina, e não aprenderam, como dizem, segredos profundos de Satanás.” (Ap 2:24) Quanto a “Jezabel” a si mesma, Jesus disse: “Eu dei-lhe tempo para se arrepender da sua imoralidade, mas ela não esteve disposta. Assim que a porei numa cama de sofrimento.” (Ap 2:22)

A mensagem é clara! Aqueles que levam a igreja de Cristo ao pecado sexual, vão pagar um alto preço por sua ação equivocada. E aqueles que seguem uma filosofia tão perigosa, e rapidamente não se arrependerem, Deus agirá severamente em Seu amor por aqueles que tinham sido desviados por “Jezabel”, disse Jesus, “Eu vou fazer aqueles que cometem adultério com ela, sofrer intensamente se não se arrependerem de seus caminhos.” (Ap 2:22). Nosso Senhor graciosamente lhes deu a oportunidade de se arrepender e evitar o desastre! E onde é que qualquer um de nós estaríamos sem o amor misericordioso de Deus para conosco, que leva ao arrependimento? (Romanos 2:04)

Igreja de Sardes

Jesus disse à igreja em Sardes (quinta carta): “Conheço as tuas obras, você tem uma reputação de estar viva, mas está morta.” (Apocalipse 3:1) Quantas igrejas e cristãos de hoje estão simplesmente afundando em sua reputação e em seu passado, enquanto a sua vida espiritual é atualmente inexistente? Tal era a igreja em Sardes.

Curiosamente, havia fontes de água quente cerca de dois quilômetros fora de Sardes, que se acreditava ter poderes de cura místicos. Como é irônico. A cultura de Sardes colocar mais fé em “fontes quentes” do que na fonte de água viva de Deus, e aqueles na igreja de Cristo não parecem saber a diferença!

Não admira que Jesus disse a igreja em Sardes que estava morta. Eles haviam se afastado da mensagem do Evangelho e o poder de cura que flui para cada alma que confia somente em Cristo para a salvação.

Igreja de Filadélfia

Na sexta carta, Jesus disse à igreja de Filadélfia: “Vocês guardaram a minha palavra, e não negaste o meu nome.” (Apocalipse 3:8). Que alegria deve ter trazido aos crentes quando estas palavras foram lidas para eles em um culto na igreja. Não é este o significado de seguir a Cristo? Manter a sua palavra e não negar o Seu nome. Existem várias igrejas e cristãos no mundo de hoje fazendo exatamente isso, pela graça de Deus.

Igreja de Laodicéia

Já a igreja em Laodicéia (sétima carta) era uma igreja sem atitude, sem posição e duvidosa. Jesus disse-lhes: “Porque és morno – nem quente nem frio – eu estou a ponto de vomitar-te da minha boca.” (Ap 3:16). Eles precisavam voltar para a base do cristianismo que é a cruz e a justiça que abrange aqueles que confiam em Cristo para a salvação.

É por isso que Jesus aconselhou-os a receber dEle “roupas brancas para vestir, para que possa cobrir a sua nudez vergonhosa.” (Ap 3:18) Como Adão e Eva, antes deles, o seu pecado os deixou vulneráveis ​​diante de um Deus santo, e só a justiça de Cristo pode dar a uma pessoa uma cobertura adequada para o pecado. (Romanos 3:21-26)

Tal como acontece com as outras seis igrejas, Jesus amava a todos na igreja de Laodicéia. Ele lhes disse: “Aqueles a quem eu amo Eu repreendo e disciplino. Portanto, seja sincero em se arrepender. Aqui estou eu! Que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei e cearei com ele e ele comigo.” (Ap 3:20) Embora esta passagem é frequentemente usada hoje no contexto do evangelismo, que foi originalmente falado com aqueles na igreja de Cristo, que precisava se arrepender de seu pecado.

Quando nos desviamos da doutrina ou ação, o Bom Pastor nos guia de volta para corrigir o ensino e a vida correta. O plano de Cristo é o único bom plano. Isso envolve a doutrina cristã, o amor cristão, e a vida cristã. Todas as três coisas são necessárias tanto hoje como quando Jesus enviou cartas pessoais a essas sete igrejas da Ásia Menor.

Cada uma das sete cartas de Cristo concluiu com esta admoestação amorosa e instrutiva: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap. 2: 7,11,17,29 e Ap. 3:6, 13, 22) É preciso estar aberto para receber a Palavra de Deus e a luz do Espírito Santo. Isso é o que significa ter “ouvidos para ouvir.”

Então, o que Jesus diz às igrejas hoje? Na verdade, Ele já o disse. Agora é só considerar em espírito de oração que uma das sete igrejas do Apocalipse que melhor representa a sua condição espiritual atual e a condição espiritual de sua igreja. E em seguida, aplicar as palavras do Senhor para sua própria alma e sua própria igreja.

Você conhece alguma igreja hoje em dia que se parece com uma dessas sete igrejas?

Print Friendly, PDF & Email

Comentários

comentários

1 Comentário

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*