6 tipos diferentes de Oração

A oração pode ser frustrante se não entendermos a Palavra de Deus e Seus caminhos. A maioria dos cristãos não estão cientes de que existem vários tipos de oração discutido na Palavra de Deus, e se você usar um tipo quando você deveria estar usando outro, não vai funcionar como deveria. Seria aplicar a ferramenta espiritual errada para suas necessidades ou solicitações. Veja cada um dos 6 tipos diferentes de oração mencionados na Bíblia ter funções distintas como descrito abaixo.

1. A oração de acordoEm Mateus 18:19, Jesus introduziu a oração de concordância quando Ele disse: “Mais uma vez eu digo a você que se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso será feito por eles por meu Pai no céu” (NVI).

Você pode ver que para a oração de acordo funcionar as pessoas envolvidas na oração tem que concordar! você deve ter certeza de que a pessoa com quem você está concordando está em linha com o que você está pedindo, e como saberá se você também estiver orando junto?!

Se alguém me pede para orar em acordo com ele, eu pergunto: “Pelo que especificamente você vai orar?” É absolutamente necessário certificar-se de que você está em perfeito acordo com o que o seu pedido de oração é antes de se juntar com outro crente na oração de concordância.

2. A oração da fé

A oração da fé também conhecido como oração da petição é a oração que a maioria das pessoas pensa quando se usar o termo “oração”. Essa oração é entre você e Deus. É você pedindo a Deus para um resultado particular.

O versículo chave para a oração da fé é Marcos 11:24, onde Jesus diz: “Por isso vos digo que qualquer que seja o que pedirdes em oração, crede que receberás, e será assim convosco. “

A regra a considerar aqui é quando você orar, não depois de orar, não quando você sentir alguma coisa, não quando você ver algo. Quando você orar (o momento que você orar) você deve acreditar que você recebe o que você pediu.

Hebreus 11: 1 diz: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.”

Observe que Marcos 11:24 não diz quando você vai realmente ver o resultado da sua oração. Não te dizer quanto tempo vai demorar para o resultado da oração aparecer, é neste ponto que muitos cristãos se desanimam e faz com que essa oração não resulte em algo concreto.

Deus vive em um eterno agora. Não há passado ou presente para Ele. Mas nós somos seres temporais que vivem no contexto do tempo.

Quando você orar com fé Deus imediatamente dá o que você orou no reino do espírito. Mas, no mundo natural devido a uma série de fatores pode levar tempo para a resposta se manifestar.

Deus responde às orações e Ele vai responder a sua oração específica de acordo com a Sua Palavra, mas é a sua fé que traz a resposta para fora do mundo espiritual e no mundo físico. Quantas vezes nas Escrituras que Jesus diz a alguém ” segundo a vossa fé”?

Ele se referiu a fé dos povos constantemente e apesar de ter sido o Seu poder que lhes curou, ele sempre creditou a fé como sendo o catalisador. De fato, quando Jesus foi para sua cidade natal, somos informados de que “Ele não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles” (Mat. 13:58).

3. A oração de consagração e dedicação

Em Lucas 22: 41-42, vemos delineado a oração de consagração e dedicação: “E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava,
Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua”.

Ele estava orando com efeito, “Se há alguma outra maneira de fazer isso, vamos fazê-lo dessa maneira.” Mas a chave para Jesus e para nós é: “Todavia não a minha vontade, mas a Tua, seja feita”..

A oração de consagração e dedicação funciona quando você tem duas (ou mais) alternativas diante de você e você não está vendo um sentido claro nesse momento sobre qual opção Deus quer que você tome. Quando a direção é clara mas qualquer uma das opções parecem ser legítimas, este é o momento perfeito para dizer: “Senhor, se for sua vontade eu estou tendenciado para ir com a opção A.”

Acredite em mim, você saberá se tomou o caminho certo ou nao.

4. A oração de Louvor e Adoração

Nesta oração, você não está pedindo a Deus para fazer algo para você ou para dar-lhe alguma coisa. Você quer apenas louvar ao Senhor para agradecer a Ele por Suas muitas bênçãos e misericórdia. Você quer dizer a ele o quanto você o ama.

Um bom exemplo deste tipo de oração aparece em Lucas 2:20, que descreve a reação dos pastores que tinham visto o bebê Jesus: “Então voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por todas as coisas que tinham ouvido e visto como foi dito. “

Em Lucas 18:43, o homem cego que foi curado foi descrito como “glorificando a Deus.” O versículo também diz que todas as pessoas que testemunharam o milagre “deu louvor a Deus.” Eles oraram orações de agradecimento.

Veja a maneira como Jesus orou em João 11:41: “Pai, eu te agradeço porque me ouviste”, referindo-se a sua oração anterior sobre Lázaro. Na oração do Senhor Jesus disse aos discípulos: “Quando orardes, dizei: Pai nosso nos céus, santificado seja o teu nome” (Lucas 11: 2).

Paulo escreveu aos filipenses: “Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo pela oração e pela súplica com ações de graças sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus” (Fp 4: 6). Este diz que mesmo quando fazemos a oração da fé devemos sempre intercalar adoração e louvor.

5. A oração de intercessão

Intercessão significa que você está agindo em oração para a vida ou a causa de outra pessoa. A pessoa pode ser incapaz de orar por si. Talvez ela esteja nas drogas ou mentalmente confusa por doutrinas demoníacas. Talvez a pessoa está tão doente que não consegue reunir a energia para ficar acordada e muito menos orar.

Intercessão envolve orar pelos outros. Pode envolver orar de uma maneira geral para coisas como a igreja ou o governo ou oferecer orações mais específicas com base no seu conhecimento da necessidade de uma pessoa.

Em Efésios 1: 15-18, Paulo escreveu: “Por isso também eu tendo ouvido falar da sua fé no Senhor Jesus e seu amor por todos os santos, não cesso de dar graças por vós fazendo menção de vós nas minhas orações; que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, os olhos do vosso entendimento sendo iluminados para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, quais são as riquezas da glória da sua herança nos santos “.

Aqui, Paulo deixa claro que ele orava com regularidade para a igreja em Éfeso e para os indivíduos lá para receber essas bênçãos. Ele não pôs-se de acordo com qualquer um, de modo que este parece ser um bom exemplo de oração de intercessão.

Da mesma form, em sua saudação aos Filipenses ele escreveu: “Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós,
Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas” (Fl 1: 3-4.). O fato de que Paulo disse que fez pedidos para eles sugere que este foi também um exemplo de oração de intercessão.

6. A oração de ligar e desligar

Esta oração é encontrada em Mateus 18: 18-19. Jesus diz: “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus, também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que eles pedirem, isso será feito por eles por meu Pai no céu.”

Existem vários ponto importantes de Jesus aqui, sendo o primeiro que temos autoridade aqui nesta terra em virtude de nossos direitos por meio de Jesus. A segunda coisa que notamos é a direção da ação, as coisas não começam no céu e vêm pra Terra, mas antes a ação começa aqui na Terra. Note que ele diz: “Tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado no céu.”

Como todas as coisas no sistema de Deus, este tipo de oração funciona apenas em linha com a Palavra de Deus e Suas leis. Você não pode vincular as coisas de qualquer maneira.

Deus providenciou cada tipo de oração para uma finalidade específica. Embora você pode usar mais de um em um determinado momento, é importante ser claro sobre qual o tipo que você está usando e porquê, e estar ciente de suas limitações. Se você seguir os exemplos na Bíblia você vai ter a certeza de usá-los corretamente.

Print Friendly, PDF & Email

Comentários

comentários

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*